Devaneio Excessivo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
joshua
Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/09/2018

Somos egoístas e medrosos?  Empty Somos egoístas e medrosos?

Sáb Set 01, 2018 2:23 pm
Olá a todos, sou novo no fórum e queria agradecer ao Fred Mattos por ter disponibilizado seu tempo para criação deste fórum que acredito em seu crescimento ao longo do tempo pois, pelo que andei lendo no fórum os relatos dos membros são muito parecido com que eu convivo e assim me parece que este é um problema comum que está cada vez mais sendo exposto ao mundo.

Bom, tenho 29 anos e sou cristão sendo assim acredito na alma, para aqueles que são ateus e ou tem outra cresça pense no termo de alma como sendo o EU ou a psique no que acredito que nos faz diferente dos outros animais e outras espécies vivas.

Como quase todos que eu vi no fórum,  os devaneios tiveram inicio desde que se conhece como gente e eu não estou fora desta estatística. As atividades em grupo com pessoas, brinquedos, qual quer outra coisa mais simples não me mantinha concentrado como meus devaneios, a não ser por vídeo games e filmes, estes com temas de meu agrado acabaram por ser meus entretenimento "reais" preferidos e aqui é um ponto que quero chegar.

Não sei se vocês vão concordar mas os nossos devaneios vem de uma ideia de criarmos um "avatar" perfeito, centro das atenções, extremamente resolvido na vida. Bem sucedido com a vida perfeita o que acaba nos afastando do mundo real que parece chato e sem graça e aí começo a entender o do por que eu gosto tanto de vídeo game e filmes. Não é que eu realmente goste tanto assim mas é o fato daquele mundo criado por uma outra pessoa vem a alimentar meu mundo fictício e isso é horrível!

Vi que tem algumas mulheres que relatam o sofrimento que tiveram com relações e eu como homem tive o mesmo com as mulheres que me envolvi.

O que eu percebi é o fato da gente viver estes devaneios vem alimentando nosso ego e isso é extremamente perigoso pois quando o ego está elevado nossa alma sabe da realidade e nisso vem a baixa auto estima o que leva a timidez, medo, ociosidade, entre outros fatores.

Nós olhamos para as pessoas que achamos que gostamos e queremos ser seus preferidos, queremos ser a atenção central e isso nos deixa vulnerável, expostos, estamos totalmente na mão da pessoa, do grupo e assim que entramos no nosso mundo particular aí estamos no controle, podemos fazer aquela pessoa estar nos nossos pés, estamos criando todo o ambiente mostrando que somos pessoas com alto valores, que está pessoa deveria se sentir honrado em está conosco. Isto é um erro fatal.

Eu não sei o do por que nascemos assim mas digo para vocês que temos uma habilidade magnífica, nosso dom vem do pensamento, vem de utilizar a mente em um potencial muito grande mas estamos usando de forma extremamente errada. Penso que Albert Einstein deveria ser um físico que vivia em seus devaneios para ter criado toda as teorias que nós conhecemos hoje.

Vejam, o que quero dizer é que estamos focados no plano terrestre, queremos agradar o mundo e estamos deixando nosso desenvolvimento de lado. Cada vez que tentamos nos concentrar em algo, aprender algo, viver algo, nossa alma começa a dar ordem para o cérebro para rodar nossos filmes fictícios e alimentar nosso vício.

Ok, dito isso gostaria agora de expor minha experiência para tais controles. Nunca fui em psicólogo (não que eu seja contra mas atualmente eu não tenho condição de pagar um)  e não utilizo nenhum tipo de medicamento ou droga (a não ser cerveja pois não sou de ferro né). Estou eu acho que uns dois meses já consciente da realidade e não deixando os devaneios dominarem meu dia. Lógico que tenho algumas recaídas, principalmente depois de um dia exposto em grupo com várias pessoas ou com relacionamentos mais íntimos porém venho tendo mais consciência.  

Augusto Cury é um psicanalista e me mostro bem o do por que estamos tão refém destes devaneios. Vivemos em um mundo dominado por uma mídia que dita o que é um mundo perfeito, redes sociais que apresentam pessoas que parecem estarem melhores que nós e outras porcarias que estamos expostos. Vivemos em uma época que estamos recebendo uma enxurrada de informação desnecessária para nosso cérebro e nisso ficamos concentrados tentando absorver tudo e ao mesmo tempo vivenciar aquilo mas isto é impossível! Qual quer computador antigo tem a capacidade de guardar muitas informações mas nosso cérebro trabalha diferente e não podemos nos comparar com o mesmo.

O que quero dizer que nós temos que se desligar deste mundo materialista e status. Nossa alma tem que sair do banco de telespectadores e assumir o roteiro do filme. Nós temos que se confessar para nós mesmo. Pense, o qual ridículo é isso que vivemos. Queremos ser melhores que os outros a troco do que? Nós temos que ser melhores que nós mesmo, a nossa luta é com nós e não com os outros. Temos que achar nosso caminho, aprender a absorver a vida real e não o fictício e ou a vida do outro (pois este também tem vários problemas que nós não enxergamos).

Como cristão comecei a pensar que o único que está a me observar é Deus, o que as outras pessoas pensam não a importância pois se estas estão a nos julgar é porque estas também estão esperando aprovação das outras e isto se encaixa até para aqueles que não venha acreditar em Deus.

Enfim, texto está grande e como a maioria aqui tem problemas com devaneios sei que se manter concentrado lendo será difícil (ainda mais eu que não tenho experiência em escrever).

Desculpem pelos eventuais erros de português que venha aparecer mas a ideia é passar uma mensagem que façam vocês a pensarem assim como estou fazendo e vem me ajudando bastante.
avatar
beafour
Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/09/2018

Somos egoístas e medrosos?  Empty Re: Somos egoístas e medrosos?

Seg Set 03, 2018 12:24 am
Olá Joshua! Eu sou nova no grupo e é muito ver pessoas que entendem quase 100% o que eu passo.
Primeiramente, concordo com vc em muitas partes. Criamos aquele avatar perfeito que une todas aa características que não temos, mas gostariamos de ter. Aquela pessoa que faz tudo que queríamos fazer, mas não temos coragem ou competência para tal. Quando paro pra analisar, vejo que essas vidas que eu crio também são os tipos de pessoa que eu gostaria de conhecer, ter ao meu lado como amigo e etc.
No meu caso é ainda pior, pois além de vidas fakes eu também fantasio com pessoas e situações reais
NAEGA
NAEGA
Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/07/2018

Somos egoístas e medrosos?  Empty Re: Somos egoístas e medrosos?

Seg Set 03, 2018 12:42 am
beafour escreveu:Olá Joshua! Eu sou nova no grupo e é muito ver pessoas que entendem quase 100% o que eu passo.
Primeiramente, concordo com vc em muitas partes. Criamos aquele avatar perfeito que une todas aa características que não temos, mas gostariamos de ter. Aquela pessoa que faz tudo que queríamos fazer, mas não temos coragem ou competência para tal. Quando paro pra analisar, vejo que essas vidas que eu crio também são os tipos de pessoa que eu gostaria de conhecer, ter ao meu lado como amigo e etc.
No meu caso é ainda pior, pois além de vidas fakes eu também fantasio com pessoas e situações reais

Eu tbm c pessoas reais... e situações reais, na vdd qnt mais sozinha eu fico mais devaneio, por isso busco sempre ter alguma atividade.

Enviado pelo Topic'it
avatar
joshua
Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/09/2018

Somos egoístas e medrosos?  Empty Re: Somos egoístas e medrosos?

Seg Set 03, 2018 1:15 pm
Nossa guerra está em aceitar a realidade e fugir desta fantasia viciosa. Eu geralmente crio devaneios voltados para o passado como se eu quisesse rescrever o passado até o presente.

Percebam que os devaneios são ativados como gatilhos mentais e é isso que nós temos que estar atentos. Quando você está sozinho e a mente começa a buscar alguma atividade os devaneios começam a aparecer. O que eu venho fazendo é ser sincero comigo mesmo. Pare e reflita sobre o que você esta fazendo ou pensando e veja o quão ridículo é a situação. Se auto confesse para você mesmo. Imagine seu rosto como ele é e se veja mentalmente e então comece a falar mentalmente e a pensar do por que está com estes devaneios e desejos que aparecem. Se questionem sobre o que vocês querem ser e até aonde querem chegar. Se fizerem isso vão perceber a quantidade de duvidas que vão aparecer e quase nenhuma resposta vai aparecer e nessa questão que entra nosso dever de evoluir.

Vou dar um exemplo: quando vou estudar algo, aquela situação atual vai me levar a criar um espaço mental aonde eu já tivesse apreendido aquilo no passado e leva meu "avatar" com domínio sobre o assunto no presente. Eu começo a mergulhar naquela fantasia pois é como vício, como um alcoólatra ou outra pessoa com vício em alguma substancia precisa usar para fugir da realidade e então eu tenho que parar e pensar e refletir que se eu não estudar aquilo agora o futuro virá e eu continuarei sem apreender, sem evoluir naquilo. Como eu disse, acredito na alma e os devaneios colocam a gente como telespectador e nossa vida real entra no modo automático. Temos que lutar e criar prazer no mundo real para que o cérebro consiga relacionar as atividades do presente como prazerosa.

Evitem usarem redes sociais, estes tipos de ferramentes carregam nosso cérebro com muita informação prejudicais e o que levam a alimentar mais ainda os devaneios.
Conteúdo patrocinado

Somos egoístas e medrosos?  Empty Re: Somos egoístas e medrosos?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos