Devaneio Excessivo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Andreas Baader
Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/11/2018

Como focar nos estudos devaneando tanto? Empty Como focar nos estudos devaneando tanto?

Seg Nov 19, 2018 7:52 pm
Vocês tem dificuldades para estudar?

Isso é realmente o que mais me incomoda, venho recorrendo a ritalina e a outros medicamentos para ajudar a estudar.

Mas ainda sim, é como se eu não conseguisse ter foco.

Minha vida inteira é baseado em procrastinar, eu não sei em que momento dessa caminhada.

Que métodos vocês usam para tentar ter foco?
Já estou tentando método pomodoro, meditação e mindfullness.
avatar
ApenasEu
Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/11/2018

Como focar nos estudos devaneando tanto? Empty Re: Como focar nos estudos devaneando tanto?

Dom Nov 25, 2018 9:41 pm
Sim, muita. Muitas vezes eu começo a fazer uma tarefa ou estudar mas se é um assunto que eu não gosto ou é chato, eu rapidamente levanto da cadeira e começo a andar em círculos pelo quarto, tendo os tais devaneios. Além disso, minha capacidade de concentração e otimização de tempo é um desastre, as vezes tento separar um período do dia para organizar o que vou fazer e sempre acabo falhando por me distrair no meio da tarefa. E por ser final do ano, já estou naturalmente cansada do estudo, o que dificulta ainda mais. Eu já tentei pomodoro também e funcionou, mas chegou um momento que eu parei de respeitar os limites de tempo e parou de funcionar. Também tento meditar, mas sempre acabo esquecendo, também tenho dificuldade de manter uma rotina.

Desculpe se este post foi mais um lamento do que uma ajuda, mas só pra tu não ficar no vácuo e saber que não está sozinha. Espero que alguem com alguma solução nos responda.
avatar
Ezeau
Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/12/2018

Como focar nos estudos devaneando tanto? Empty Re: Como focar nos estudos devaneando tanto?

Seg Dez 17, 2018 1:14 pm
Olá, bem, eu tenho 23 anos e posso dizer q tenho esses devaneios desde muito pequeno e sempre tive consciência disso. Outra hora posso contar meu relato mais detalhadamente . Sobre sua dúvida, acredito não ser sou a melhor pessoa pra aconselhar a respeito, pois acabei largando meu curso meio que por causa dos devaneios. Mas algo q eu fazia e que me ajudava um pouco a focar nos estudos era meio q direcionar os devaneios. Eu tentava deixar o mais próximo do real possível tendo em mente alguns fatores muito importantes:
- o primeiro deles é o auto controle. Você não pode se deixar levar pelos seus pensamentos e pra isso você precisa de muita força de vontade pra querer superar a procrastinção e pra isso, como já disseram aqui, é preciso ter metas.
- a segunda coisa que eu fazia é direcionamento dos pensamentos. Como eu não posso controlar isso, o que eu tentava fazer é direcionar esses devaneios para uma situação mais real possível. Evitava devanear algo muito fantasioso e sempre me perguntava: "o que eu posso fazer pra tornar isso real" e focava nisso.
Agora vou citar dois pontos em que eu não fui muito bem, por isso acabei largando o curso:
- Aceitar suas limitações: meus gatilhos pra devaneios são alguns sentimentos ruins, mas principalmente quando me sinto frustrado ou solitário. E foi por ter dificuldade em aceitar minhas limitações que acabei querendo fazer mais do que poderia e assim vieram os gatilhos, que me faziam procrastinar, o que me levava a mais frustração comigo mesmo. Você tem que aceitar q nem sempre você vai tirar notas máximas e que tá tudo bem nisso, pois notas boas vem com estudo e é um processo gradativo.
- o segundo ponto é a questão sentimental. Eu acabei passando por um momento muito estressante enquanto estava na faculdade me fazendo questionar o porquê eu tinha escolhido aquele curso o que me fez questionar também a minha própria capacidade. Acabei ficando muito triste e me isolando. Com isso vieram muitos devaneios e eu não pude mais controlar e por isso acabei largando o curso.
Espero ter te ajudado de alguma forma. Infelizmente não tenho uma fórmula mágica pra lidar com isso, mas foi o que fiz pra amenizar os efeitos dos devaneios na minha vida.
Conteúdo patrocinado

Como focar nos estudos devaneando tanto? Empty Re: Como focar nos estudos devaneando tanto?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos